Familas Raimundo e de Farias.


Meu pai Osvaldo João Raimundo nasceu em Santo Amaro da Imperatriz SC, morou em Ituporanga quando criança na casa de sua irmã Mercedes divorciada, mãe de cinco filhos e merendeira da escola. Na adolescência foi aprender o ofício de alfaiate, profissão que exerceu por toda a vida com o irmão Lindolfo na cidade de Correia Pinto e aos dezoito se alistou no exército na cidade de Lages sendo encaminhado para a cidade do Rio de Janeiro. Lembro-me de quando meu pai falava da aventura que foi a viajem feita de navio. Serviu no Palácio do Catete. Após o exército voltou a Lages onde casou pela primeira vez e teve três filhos. Quando se separou deixou a família amparada com casa própria e foi morar em Rio do Sul onde conheceu minha mãe.
Quase não tenho informações de sua família. Em relação a seu pai sei que era tropeiro e que tinha idade avançada quando meu pai nasceu e que sua mãe era a mais velha dos filhos.
Então iniciei uma caçada no site online Family Search pelas cidades do litoral catarinense sem sucesso, foi somente após uma informação preciosa de um colisteiro do fórum imigração alemã indicando as páginas do curato de theresópolis no setor da Igreja Católica que obtive exito e já tenho algumas informações preciosas.

Família Raimundo Machado-

- Luiz Antonio Machado casado com Joaquina Rosa de Jesus em 10 de agosto de 1850 em São Pedro de Alcântara. Tiveram o filho Raimundo.

- Raimundo Machado da Luz casado com Caetana Ignácia de Farias filha de Maximiniano José de Farias e Leduzina Rosa de Jesus. Tiveram o filho Gaspar.

-  Adriano Machado da Luz casou-se com Caetana Rosa Pacheco e tiveram a filha Luíza

- Gaspar Raimundo Machado casou-se com Luíza Rosa de Jesus nascida no ano de 1847 em São Pedro de Alcântara e falecida em 03/09/1920 na mesma cidade e tiveram os filhos João, Mathias...

- João Gaspar Raimundo nascido em 07/03/1881 em São Pedro de Alcântara falecido ? , casou-se com Rosa Maria de Souza e tiveram os filhos Anna, Olindina e Domingos. 

Família de Farias-

- João Eleutério de Farias e Domingas Elias Rachadel nascida em 1839 e falecida em 04/09/1909, tiveram o filho João.

- Marcos Antonio da Silva casado com Henriqueta Rosa da Silva tiveram a filha Ernesta.

- João Eleutério de Farias Junior nascido em 1865 na cidade de santo Amaro da Imperatriz casou-se com Ernesta Henriqueta da Silva nascida em 1868 na cidade de São José, no dia 13/04/1899 na matriz de Santo Amaro da Imperatriz realizado pelo padre Archangelo Ganarini com as testemunhas Eleutério João de Farias e Pedro Carlos Milla e  tiveram os filhos Laura, Agostinha, Campolino, Fabio, Laudelina, Lucas, Firmina, Vidal.

- Laura Ernestina de Farias nascida em 22/01/1900 na cidade de Santo Amaro da Imperatriz e falecida em 08/04/1993 na cidade de Pouso Redondo casou-se com José Honorato de Andrade nascido em 1889 no dia 20/06/1916 na matriz de Santo Amaro da Imperatriz pelo padre Meirado Pierre com as testemunhas Israel Medeiros e Bernardino João de Farias, ele com 27 anos e ela com 16 anos e tiveram os filhos Nicolau, Corina, Mercedes e Maria.

Família Raimundo-

João Gaspar Raimundo casou-se em novas núpcias com Laura Ernestina de Farias e tiveram os filhos Lindolfo e Osvaldo.

- Osvaldo João Raimundo nascido em 01/05/1936 em Santo Amaro da Imperatriz e falecido em 29/10/2007 em Rio do Sul, casado com Maria na cidade de lages tiveram os filhos Maria Luzaide, Silvana e Alfredo. Contraiu novas núpcias com Ruth Neumann nascida em 08/01/1935 em Trombudo Central, filha de Eugenio Neumann e Albertina Piske, tiveram os filhos Elaine Beatriz e Mauro Marcelo.

- Elaine Beatriz Raimundo.


Obs: 
Em relatos de meu pai, meu avô João Gaspar saiu de casa abandonando a família quando ele era pequeno e minha avó casou-se novamente com ... Vergílio e foram morar em Rio do Sul comprando uma casa. Este marido faleceu anos mais tarde e minha avó conseguiu receber pensão do INSS. Meu pai comprou esta casa de minha avó parcelado por que ela queria sair de Rio do Sul indo morar na casa da filha Mercedes em Ituporanga. No atestado de óbito, minha avó tinha o nome de Laura Silva Vergílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário